---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Epagri de Ouro Verde forma Grupo de Apicultores

Publicado em 13/11/2018 às 19:48 - Atualizado em 13/11/2018 às 19:57

A apicultura se destaca como uma alternativa de renda para agricultores familiares, devido baixo investimento inicial e o valor agregado do produto. Santa Catarina possui a maior produtividade no Brasil, em torno 68 kg por km², sendo que o mel do Estado foi eleito melhor do mundo nos últimos congressos Apimondia, em 2014, na Ucrânia, em 2016, na Coréia do Sul e em 2018, em Istambul.

Em Ouro Verde, a produção de mel visava somente o consumo da família e não como uma alternativa de renda a mais nas propriedades. De acordo com a engenheira agrônoma da Epagri de Ouro Verde, Camila Corrêa, os agricultores locais possuíam algumas colmeias, mas a maioria não fazia o manejo correto.

- Com o objetivo de aumentar a produção e tornar o mel uma alternativa de renda, os agricultores participaram de duas capacitações técnicas em parceria com a Secretaria de Agricultura de Ouro Verde. A primeira capacitação teve como objetivo demonstrar tipos de colmeias e instrumentos utilizados para facilitar o manejo e a eficiência na atividade. A segunda foi sobre manejo de inverno alimentação das abelhas, que tem por finalidade a manutenção das colmeias em épocas de escassez de flores ou períodos de clima frio e chuvosos – explica.

As capacitações foram realizadas pelo engenheiro agrônomo, Denis Silva, que é técnico de referência em apicultura na região de Xanxerê.

 

Programa Terra Boa

Cada integrante do grupo foi beneficiado pelo Programa Terra Boa – Kit Apicultura da Secretaria de Agricultura do Estado de Santa Catarina.

- O kit é composto de vários itens de implantação e manejo do apiário, sendo o limite de valor é de R$ 2,4 mil. Uma parte do valor é subsidiado pelo Estado. Assim, o agricultor pode optar pelo pagamento em duas parcelas anuais sem acréscimo de juros, ou pagamento em cota única, tendo 60% de desconto da segunda parcel – salienta.

Com o subsídio do Estado para estruturar os apiários, as capacitações técnicas promovidas pela Epagri e o comprometimento dos apicultores, a produção e a qualidade do mel no município tendem aumentar, bem como a renda das famílias e a qualidade de vida no meio rural.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar